Santa Maria Madalena
Maria Madalena é a figura mais misteriosa do Novo Testamento. Em três evangelhos, ela é mencionada na crucificação e no sepultamento de Jesus. Nos quatro livros (Lucas, João, Mateus e Marcos), ela é testemunha do tumulo vazio, símbolo da ressurreição de Cristo. E em dois deles foi a primeira a ver Jesus ressuscitado.
A Maria Madalena, sinônimo de luxuria e arrependimento surgiu apenas no século IV, com a ascensão da Igreja de Roma. Maria Madalena e Maria pecadora são a mesma pessoa segundo o Papa São Gregório, estudioso dos Santos.
É quase consenso entre os pesquisadores, que “Madalena” identifica sua cidade de origem, “Magdala”, uma vila de pescadores localizada a 7 quilômetros de Cafarnaum, nas margens do Mar de Galileia que serviu de base para Jesus em sua vida adulta.
Em 2016, a Igreja Católica consagrou Maria Madalena como evangelista. O Papa Francisco transformou a data de Maria Madalena, 22 de julho, à categoria de festa litúrgica. O Papa ainda resgatou o título de “Apóstola dos Apóstolos”.
Informação retirada: https://www.ebiografia.com/maria_madalena/
© 2025 Junta de Freguesia da Matança. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies